sexta-feira, 14 de setembro de 2018

                                        ARTES
Fotografia como forma de arte
Toda a história do processo fotográfico é repleta de controvérsias.  Depois de muitas tentativas, processos e execuções bem sucedidos e não, em 1839, a fotografia foi, oficialmente, declarada uma invenção. E desde então, o seu papel dentro do cenário artístico vem sendo discutido. À época, publicações europeias e americanas exploraram o tema em um esforço para compreender a relevância e o impacto da novidade.
Em meados do século XIX, a fotografia começou a se popularizar, o que levou a uma mudança de atitude em relação a esse meio de expressão. O aprimoramento da técnicas, entre 1840 e 1850 na Grã-Bretanha e na França, trouxe uma extraordinária série de experimentos e avanços técnicos e estéticos. Diante da rápida comercialização e popularização da fotografia nessas décadas, a ideia de que esse processo de reprodução de imagem poderia ser uma arte – e de que fotógrafos (vindos das classes sociais mais baixas) poderiam ser artistas – parecia absurda para alguns. Com esse pensamento, a fotografia foi reduzida ao simples funcionamento do seu dispositivo técnico, capaz de registrar automaticamente as coisas do mundo, usando a luz. Disso surgiu o conceito de fotografia-documento: uma cópia mecânica do real que substituía o pincel do artista. O que predominava, até então, eram imagens geométricas, ainda inspiradas pela pintura, que enfatizavam as perspectivas renascentistas.
Algumas figuras notáveis rejeitaram essa visão ortodoxa, considerando a fotografia uma maneira de criar combinações complexas de imaginação e realidade. A mais famosa desses fotógrafos amadores foi  Julia Margaret Cameron (1815-1879), nascida na Índia de pai inglês e mãe francesa. Aos 48 anos de idade, ela começou a fotografar e, ao longo da década seguinte, criou uma obra extensa com pretensões exclusivamente estéticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pop Art Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela utilização de cores vivas e a alteração do formato das coisas. Muitas...