sexta-feira, 17 de agosto de 2018

MMD , PROGRAMA DE ANIMAÇÃO- ARTES

MikuMikuDance 
 também conhecido como MMD, é um programa de animação gratuito que permite que os usuários criem animações em 3D, originalmente produzido para a personagem Vocaloid Hatsune Miku. O MikuMikuDance foi programado por Yu Higuchi (HiguchiM) e recebeu várias atualizações desde a sua criação.

Sobre o programa

O programa permite que os usuários importem modelos em 3D que podem ser animados em um espaço virtual. As expressões faciais das personagens podem ser facilmente alteradas e som pode ser adicionado posteriormente para criar videoclipes. O programa usa a Bullet Physical Engine como motor de física e os usuários podem fazer ajustes em qualquer objeto dentro do espaço virtual do programa. Os usuários também podem utilizar o Kinect da Microsoft para a captura de movimentos.
Todo o conteúdo, incluindo os modelos 3D, são distribuídos livremente pelos usuários e a maior parte dos conteúdos adicionais do software são produzidos em um programa de modelação 3D. O software em sí vem com um número de modelos baseados nos Vocaloids da Crypton Future Media. Originalmente esse software foi apenas lançado em Japonês, entretanto, a versão em Inglês foi lançada mais tarde. Vídeos usando tal software são regularmente vistos em sites como Nico Nico Douga e YouTube, e os mesmos são populares entre fãs de Vocaloid ou usuários afins.
Em Maio de 2011, o programa recebeu o que supostamente seria sua última atualização. Em um anúncio, o criador deixou o software nas mãos dos fãs, para que os próprios possam melhorar o programa.
Porém em Junho de 2013, HiguchiM, seu criador, voltou a atualizar o programa, liberando assim a versão 7.40 do programa com correção de bugs, compatibilidade à CPUs com Multithreading e adição de MipMapping. Atualmente o programa continua recebendo atualizações periodicamente e se encontra na versão 9.10.
O primeiro programa de televisão que foi totalmente produzindo com o software foi o anime 'Straight Title Robot', que foi ao ar em 5/02/2013.

O formato PMX

A partir das últimas versões do programa foi adicionado um novo formato para os modelos 3D usados no programa, o PMX. Com esse formato agora é possível:
  • Ter um modelo com mais faces do que limite de 60.000 faces anteriormente permitido no formato PMD;
  • Maior limite de registro de morphs nos modelos;
  • Sliders que manipulam o mapeamento UV do modelo;
  • Sliders que manipulam os materiais e estrutura de bones do modelo;
  • Linhas (Edge lines) por material que podem ter suas cores editadas;
  • Auto aplicação de MME (MikuMikuEffect) em materiais/subsets distintos;
  • Sphere maps podem ser aplicados de 3 formas distintas ao material do modelo, sendo elas: Texture (aplica o mapa como uma textura sólida fixa); Multiply (aplica o mapa como textura guia de shading); Screen (aplica o mapa como textura guia de iluminação);
  • Suporte oficial à FK bones.

PMX 2.1

Após o lançamento do formato, ouve uma atualização do mesmo onde foram adicionados os seguintes recursos:
  • Soft bodies;
  • Sliders que manipulam o toon shading e o sphere mapping do modelo;
  • Deformação de bones em QDEF e SDEF;
Inicialmente, essa versão do formato foi planejada apenas para uso no MikuMikuMoving, porém em Janeiro de 2014, foi confirmado (via Twitter) que tal versão formato será compatível em uma futura versão do MikuMikuDance, mas que a mesma demorará à vir, já que a adição de Soft bodies afeta o desempenho do programa e isso requere que certas partes do programa sejam revisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pop Art Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela utilização de cores vivas e a alteração do formato das coisas. Muitas...