sábado, 5 de maio de 2018

Arte-II

Arte Degenerada




Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em História pela UFF. Autor de verbetes para a 2ª ed. do Dicionário Histórico-Biográfico (Cpdoc-FGV) e co-editor do DVD Enciclopédias das Artes (Sabin-Rumo Certo).

Degenerada Arte, Paul Schultze-Naumburg
Expressão criada na Alemanha para designar, de forma genérica e pejorativa, as diversas vertentes da arte moderna, constituindo-se num dos componentes centrais da política cultural implantada naquele país pelo regime nazista (1933-45) no seu combate às formas artísticas distanciadas da representação naturalista da realidade.
O conceito de arte degenerada (entartete kunst) remonta a movimentos culturais racistas surgidos na Alemanha no final século XIX, especialmente às ideias de Max Nordaus, que o tomou emprestado da biologia para desqualificar as manifestações artísticas que se opunham à tradição cultural germânica e, em especial, à sua escola de pintura realista, considerada, a um só tempo, exemplo de arte “sadia” e evidência da superioridade étnica dos arianos. Nas primeiras décadas do século XX e, especialmente, durante a República de Weimar (1918-33), a difusão da arte moderna na Alemanha teve como contraponto o revigoramento da aceitação de teses como as de Nordaus. Em 1927, ainda antes da ascensão de Hitler ao poder, Alfred Rosemberg, ideólogo do Partido Nazista, publicou vários artigos na imprensa alemã caracterizando a arte moderna como fruto de mentes doentias, vinculando-a ainda, confusamente, ao avanço do capitalismo e do bolchevismo. Em 1928, o arquiteto e teórico de arte Paul Schultze-Naumburg passou a associar, explicitamente, o termo arte degenerada à estética moderna em seu livro Arte e Raça, no qual estabelecia comparações formais entre obras de grandes nomes do Modernismo, como Modigliani e Otto Dix, e fotografias de doentes mentais, procurando com isso demonstrar a validade de suas teses. A idéia de arte degenerada era associada especialmente aos expressionistas alemães, que durante a República de Weimar retrataram o quadro de esgarçamento social então vivido pelo país,  através de imagens e figuras deliberadamente distorcidas, no que foi interpretado pelo Nazismo como uma afronta à nação alemã. Mas, como já se disse, a hostilidade de Hitler e seus seguidores se estendia também às demais correntes modernistas.

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