sexta-feira, 20 de abril de 2018

O Modernismo

             
             Modernismo no Brasil

O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.
Lembre-se que o modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX.
Ele situa-se entre o Simbolismo e o Pós-Modernismo - a partir dos anos 50 - havendo, ainda, estudiosos que considerem o Pré-Modernismo uma escola literária.

Contexto Histórico

O Modernismo surge num momento de insatisfação política no Brasil. Isso, em decorrência do aumento da inflação que fazia aumentar a crise e propulsionava greves e protestos.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) também trouxe reflexos para a sociedade brasileira.
Assim, numa tentativa de reestruturar o país politicamente, também o campo das artes - estimulado pelas Vanguardas Europeias - encontra-se a motivação para romper com o tradicionalismo.
Foi a “Semana de arte moderna” que marca a essa tentativa de mudança artística.

Características do Modernismo

  • Libertação estética;
  • Ruptura com o tradicionalismo;
  • Experimentações artísticas;
  • Liberdade formal (versos livres, abandono das formas fixas, ausência de pontuação);
  • Linguagem com humor;
  • Valorização do cotidiano.
Leia também: Modernismo no Brasil: características e contexto histórico.

Principais Autores

  • Oswald de Andrade (1890-1954)
  • Mário de Andrade (1893-1945)
  • Manuel Bandeira (1886-1968)
  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
  • Rachel de Queiroz (1902-2003)
  • Jorge Amado (1912-2001)
  • Érico Veríssimo (1905-1975)
  • Graciliano Ramos (1892-1953)
  • Vinícius de Moraes (1913-1980)
  • Cecília Meireles (1901-1964)
  • João Cabral de Melo Neto (1920-1999)
  • Clarice Lispector (1920-1977)
  • Guimarães Rosa (1908-1967)
Leia também sobre os maiores poetas brasileiros modernos e contemporâneos.

Fases do Modernismo

Primeira Fase do Modernismo (1922-1930)

Nesta fase, conhecida como a "Fase Heroica", os artistas buscam a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo).
Portanto, este período caracterizou-se por ser o mais radical e também, pela publicação de revistas e de manifestos, bem como pela formação de grupos modernistas.

Revistas

Klaxon (1922), Estética (1924), A Revista (1925), Terra Roxa e Outras Terras (1927) e Revista de Antropofagia (1928).

Manifestos

Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Manifesto Antropófago (1928), Manifesto Regionalista (1926) e Manifesto Nhenguaçu Verde-Amarelo (1929).

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